O L-1 é um visto de trabalho cuja finalidade é permitir que executivos, gerentes ou funcionários com conhecimento especializado de uma empresa estrangeira possam ser transferidos para uma empresa afiliada nos EUA.

O visto L-1 é aquele que permite a transferência para os EUA de um profissional, dentro da mesma empresa, que vai gerir uma subsidiária e filiada, nova ou já em operação.

Pré-requisitos e benefícios de um visto L-1:

Deve-se provar que a empresa estrangeira e a empresa americana possuem um vínculo corporativo. Existem várias maneiras de estabelecer esse vínculo corporativo:

1. Abrir uma filial nos EUA;
2. Incorporar uma subsidiária nos EUA; ou
3. Participar de uma joint venture nos EUA. No entanto, a empresa estrangeira deverá ter o “controle” da empresa dos EUA, o que significa possuir pelo menos 51% das ações da empresa norte-americana.

O funcionário a ser transferido deve ter trabalhado para a empresa estrangeira em um cargo gerencial, executivo ou especializado por um ano contínuo dentro dos três anos imediatamente anteriores à sua admissão nos Estados Unidos.

O funcionário que pretende entrar nos Estados Unidos para trabalhar para a empresa americana afiliada precisa ser capaz de exercer atividade executiva, gerencial ou de conhecimento especializado. Isso significa que a pessoa terá que gerenciar ou direcionar outros funcionários dentro da estrutura da empresa ou ter conhecimento especializado como um empregado.

A empresa filial dos EUA deve estar preparada para contratar funcionários em sua folha de pagamento.

A empresa estrangeira deve continuar realizando negócios enquanto o funcionário transferido estiver nos EUA (pelo menos até que a residência permanente seja garantida).

Embora o funcionário transferido precise continuar trabalhando em uma posição gerencial ou executiva (L-1A) ou em uma posição envolvendo conhecimento especializado (L-1B), ele não tem que realizar o mesmo trabalho nos EUA que realizava no país de origem.

Existe o benefício da conversão do L-1 para o residente permanente (Green Card), pois o Aplicante Principal do visto pode ter dupla intenção. Dessa forma, não precisa comprovar que mantém uma residência no exterior, podendo solicitar a sua residência permanente (Green Card) nos Estados Unidos. O Aplicante Principal do visto L-1 também poderá solicitar o Green Card para seus dependentes, ou seja, cônjuge e filhos solteiros menores de 21 anos.

Normalmente, recomendamos entre 1 e 2 anos mínimos decorrentes do visto L-1 para que a empresa dos EUA possa estabelecer um registro de vendas/serviços e crescimento para maximizar as chances de aprovação da petição do Green Card. Desta forma, pelo menos uma renovação de visto L-1 será necessária.